São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Documentário que hipnotiza

GEORGE ALONSO

Com "Baraka, Um Mundo Além das Palavras", o diretor Ron Fricke segue os passos de seu guru Godfrey Reggio, que dirigiu em 1983 "Koyaanisqatsi" (1988).
Hipnótico, o filme é uma zelosa colagem de imagens impressionantes, que revelam atitudes, gestos e rituais (religiosos ou não) do homem em sua busca de um sentido ou uma benção para a vida – ou seja, "baraka", palavra arábico-persa.
"Baraka" foi filmado em 24 países e a montagem durou nada menos que 14 meses. Contém desde imagens de dezenas de aviões "estacionados" no deserto dos EUA a favelas e meninos nas ruas do Rio de Janeiro. Como nos filmes de Reggio, a trilha sonora dá ritmo e, aliada à fotografia, arranca arrepios do espectador. "Baraka" foi um dos grandes sucessos da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no ano passado.
– G.A.

Baraka, Um Mundo Além das Palavras (Baraka). EUA, 1992. Direção de Ron Fricke. A estréia estava programada para quinta, 21, no cine Vitrine. Horários a confirmar.

Texto Anterior: Cheiro verde de mulher submissa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.