São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ganhe dinheiro fazendo declaração de IR

ROBERTA JOVCHELEVICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nessa época do ano, muita gente se vê às voltas com a declaração do Imposto de Renda, e escritórios de contabilidade chegam a recusar clientes, tamanho o volume de trabalho que recebem.
Isso gera boa oportunidade de ganho para quem sabe ou se dispõe a preencher o formulário dessas pessoas "desprezadas" pelos escritórios.
"Lendo atentamente o manual do Imposto de Renda, qualquer pessoa tem condições de fazer a declaração", afirma o contador Valdir Correa Rizzo, 52.
Além disso, a Receita Federal criou um plantão de dúvidas (leia texto abaixo).
Rizzo é um dos que chega a recusar serviços para dar preferência aos clientes habituais. "Prefiro me dedicar às declarações jurídicas."
João da Silva Cardoso Neto, 41, é contador e vice-presidente do Sescapipesp (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo).
Segundo ele, dependendo do tipo de declaração é melhor que se procure um profissional para evitar maiores complicações.
"Diversas aplicações, venda de bens com ganho e atividade rural são alguns dos aspectos que exigem alguém experiente, com plenos conhecimentos da legislação tributária", diz.
Para Cardoso, a declaração de renda de assalariados é "muito simples". A de autônomos, profissionais liberais e microempresários é mais complexa.

Texto Anterior: Artesão faz móveis 'personalizados'
Próximo Texto: Sebrae dá prêmio para histórias de sucesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.