São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça impede carro de balançar

DA REDAÇÃO

O amortecedor do automóvel tem como principal função tornar a sensação dentro do automóvel menos parecida com a de um barco em mar agitado.
Explicando: quem absorve a maior parte de um impacto recebido pela roda (ao passar por uma saliência ou buraco) são as molas. Elas tornam o rodar macio.
Ao amortecedor cabe a tarefa de impedir que o carro se torne um balanço ambulante. Molas respondem à pressão recebida, exercendo força em sentido contrário.
O amortecedor funciona como uma seringa vazia que se abre e fecha. O ar, encontrando dificuldades para passar pela agulha de injeção, oferece resistência ao movimento do êmbolo (ou pistão).
No amortecedor, a idéia é a mesma. O êmbolo é furadinho e o cilindro do amortecedor é cheio de um fluido espesso (como óleo), que passa pelos furos a cada movimento da roda.
Com isso, complementa a atividade da mola, impedindo que o carro "jogue" demais. Mantém os pneus por mais tempo em contato com o piso, aumentando a dirigibilidade e a estabilidade.
Os amortecedores pressurizados são recheados de gás sob pressão. Neles, o fluido não forma espuma, não fica cheio de bolhas de ar (fenômeno conhecido como cavitação), mantendo um funcionamento uniforme mesmo em trechos muito irregulares e longos.
O funcionamento é idêntico, só que o pressurizado, ou a gás, acaba sendo mais eficiente.

Texto Anterior: Amortecedores precisam ser checados a cada 30 mil km
Próximo Texto: Sistema opera vidro e trava à distância;Positron lança nova linha de alarmes; Aparelho calibra pneu automaticamente; Película protege carro em acidente e roubo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.