São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fêmeas guardam esperma do melhor macho

DA "NEW SCIENTIST"

Fêmeas de várias espécies de aves e répteis armazenam espermatozóides em seu aparelho reprodutor antes de usá-los para fecundar seus óvulos.
Com isso, elas podem ser fertilizadas pelo melhor macho quando ele estiver disponível, mesmo que elas não estejam em período fértil.
São essas as conclusões de Tim Birkhead, da Universidade de Sheffield (Reino Unido) e Anders Moller, da Universidade de Uppsala (Suécia).
O principal efeito do armazenamento de sêmen é dar à fêmea um certo grau de seleção sexual, dizem os pesquisadores.
Segundo eles, as fêmeas coletam o esperma do macho favorito mesmo quando não estão férteis. Quando chega o período fértil, elas podem aproveitar o esperma guardado.
O recorde de armazenamento pertence a uma espécie de cobra javanesa (Acrochordus javanicus), capaz de armazenar espermatozóides por sete anos.
Várias outras serpentes e tartarugas armazenam esperma por quatro ou cinco anos.
Essas fêmeas de répteis podem se reproduzir até em períodos em que não vêem um macho, afirmam os cientistas no "Biological Journal of the Linnean Society".
Entre as aves, o recorde fica com as peruas domésticas (da espécie Meleagris gallopavo). Elas armazenam espermatozóides por até 117 dias.
Na espécie humana, as mulheres podem guardar espermatozóides durante cinco dias.

Texto Anterior: Noal nega envolvimento
Próximo Texto: Cientistas criam molécula simulada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.