São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Subprocurador deve denunciar Quércia

DA REPORTAGEM LOCAL

O subprocurador-geral da República, Paulo Sollberger, deverá apresentar esta semana ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) denúncia contra o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, no inquérito que apura as importações irregulares de Israel.
A manifestação do Ministério Público Federal também poderá alcançar o atual governador Luiz Antonio Fleury Filho (PMDB), secretário de Segurança Pública à época das compras suspeitas, no final do governo Quércia.
As transações foram intermediadas por uma única empresa, a Trace Trading Company, representante da Sealbrent Holdings Limited, uma firma com sede no paraíso fiscal de Dublin, na Irlanda.
Sollberger tem evitado dar declarações sobre o processo, temendo a exploração política do caso, por envolver um pré-candidato à Presidência da República.
Quércia é o favorito na prévia do PMDB que escolherá o candidato do partido.
A denúncia criminal é desdobramento de um inquérito instaurado em julho de 1991 pela Polícia Federal para apurar as suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas no negócio, cujo valor foi de US$ 310 milhões.
Depoimentos de oficiais da Polícia Militar e documentos juntados aos autos envolvem Quércia e Fleury na operação.
O ministro-relator do Superior Tribunal da Justiça, Costa Leite, deverá decidir se recebe a denúncia e submeter seu voto à Corte Especial daquele tribunal, composta por 25 ministros.

Texto Anterior: Santillo tenta evitar novas paralisações
Próximo Texto: Fortunati rebate crítica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.