São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Informação e orientação na Síndrome de Down; O NÚMERO; A FRASE; Cárie dentária tem novo tratamento; Alimentos podem disseminar cólera; Resolução do CFM completa 5 meses

JULIO ABRAMCZYK

Informação e orientação na Síndrome de Down
O projeto Down – Centro de Informação e Pesquisa da Síndrome de Down –, presidido por Gilberto Di Piero, está distribuindo gratuitamente aos interessados cartilhas abordando os temas "Adolescência e Sexualidade" (foto) e "Alimentação e Síndrome de Down". A origem genética da síndrome foi identificada pelo francês Jerôme Lejeune, cuja morte ocorreu recentemente. As cartilhas poderão ser solicitadas ao projeto Down, av. Faria Lima, 1.698 – 4.º andar, Fax (011) 814-0432, tel. (011) 816-4688, São Paulo.

O NÚMERO
1... recém-nascido a cada 600 nascimentos é afetado pela Síndrome de Dow, segundo o Centro de Informação e Pesquisa da Síndrome de Dow.

A FRASE
"Desde que estimulados bem cedo, portadores da Síndrome de Down podem ser plenamente integrados à sociedade, sob supervisão".
(Do professor Jerôme Lejeune, em palestra proferida no Brasil, há cerca de dois anos, a convite do Projeto Down).

Cárie dentária tem novo tratamento
O professor Taco Pilot, da Universidade de Groningen, Holanda, desenvolveu novo método para tratar da cárie, que dispensa o uso do motorzinho. A broca para preparar a cavidade do dente cariado é substituída por limpeza manual. Em seguida, é colocado um material adesivo especial que fica liberando flúor. Dessa forma, impede a progressão da dissolução e desintegração do esmalte e da dentina e age também contra cáries futuras.

Alimentos podem disseminar cólera
A disseminação do cólera através dos alimentos é possível em áreas endêmicas, mas a probabilidade é menor com alimentos "secos", como os cereais; nos conservados em sal, como o pescado, ou em açúcar, como as geléias e marmeladas. O vibrião do cólera, entretanto, pode sobreviver por longo tempo em alimentos congelados contaminados e neste caso apresentam alto risco se ingeridos crus, após o descongelamento.

Resolução do CFM completa 5 meses
Completou ontem cinco meses de vigência a Resolução 1.401/93 do Conselho Federal de Medicina, publicada no Diário Oficial da União em 24 de novembro do ano passado. Ela obriga o atendimento de todas as doenças pelas empresas de seguro-saúde, medicina de grupo, cooperativas de trabalho médico ou outras que atuem sob a forma de prestação direta ou intermediação dos serviços médico-hospitalares.

Texto Anterior: 'Nada impede que eu continue a me sentir útil', diz aposentado
Próximo Texto: Cursinho faz matrícula grátis em troca de agasalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.