São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens acham governo Itamar regular

DA REPORTAGEM LOCAL

Pouco mais da metade (51%) dos jovens brasileiros acha que Itamar Franco está fazendo um governo regular. Este é o resultado de uma pesquisa do Datafolha avaliando os três poderes (veja quadro ao lado).
Entre os entrevistados, 31% considerou o governo Itamar ruim ou péssimo e 17% ótimo ou bom. Apenas 2% não souberam responder.
A pesquisa foi feita em 28 de fevereiro e 1º de março. Na época Itamar completava um ano e cinco meses de governo.
Foram ouvidas 1.564 pessoas entre 16 e 24 anos. A resposta era estimulada (o questionário oferecia as opções) e única (só valia uma opção).
A pesquisa não foi feita apenas com pessoas na faixa entre 16 e 24 anos. Ao todo foram ouvidas 6.720 pessoas de 236 municípios, espalhados em todos os estados do país.
O desempenho dos senadores e deputados federais também foi avaliado por 1.559 jovens. Foi considerado ruim ou péssimo por 39%, o índice negativo mais alto da pesquisa.
Juízes, promotores e tribunais de Justiça também não fugiram de uma avaliação negativa. No entanto tiveram o maior percentual –30%– de respostas elogiosas (bom ou ótimo).
Essa avaliação negativa dos três poderes coincide com o pequeno número de teens com 16 e 17 anos que pediu o título.
Em 3 de outubro serão eleitos o Presidente da República, os governadores dos Estados, os senadores federais e os deputados federais e estaduais.
Não se vota para os representantes de nível municipal –prefeitos e vereadores.
Os cargos eletivos são todos dos poderes executivo e legislativo, só que em níveis diferentes (leia texto ao lado).
Os cargos do Poder Judiciário são preenchidos de formas diferentes, de acordo com cada órgão, normalmente por concurso, promoção ou nomeação.

Texto Anterior: ENTENDA O QUE SÃO OS TRÊS PODERES
Próximo Texto: Negros zulus e xhosas têm rivalidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.