São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 1994
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Marcas da URV

O processo de adesão à URV tem sido lento, para não dizer decepcionante. O governo afinal deu-se conta de que sem a conversão de tarifas públicas e, em especial, sem a "urvização" do sistema financeiro haverá extrema timidez nos outros setores. Mas no caso das relações entre comércio e indústria, principalmente no caso dos supermercados, a timidez convive com uma agressividade cujas marcas começam a aparecer nas prateleiras.
Por não concordarem com os preços fixados por parte da indústria, os supermercados partiram para uma estratégia ao mesmo tempo virtuosa e suspicaz. As marcas líderes estão sumindo das prateleiras. A virtude está na capacidade de ajuste demonstrada pelo setor que, frente a condições de preço consideradas abusivas, procura atender ao consumidor abrindo-se à concorrência. Mesmo na indústria essa estratégia cria novas oportunidades, já que empresas encontram espaço para diversificar suas linhas de produção ou mesmo investir mais na divulgação de marcas menos conhecidas.
Mas o episódio tem também seu lado sombrio e suspeito. Pois cabe indagar por que, afinal, essa estratégia de diversificação de fornecedores não foi a tônica em outros momentos. Ao contrário, pareceu muitas vezes mais fácil simplesmente repassar integralmente ao consumidor os aumentos de preços.
A situação enseja ainda outras preocupações que, a rigor, talvez não possam ser debitadas nem à indústria, nem ao comércio. Trata-se do incômodo natural e inevitável do consumidor que, diante da marca desconhecida, duvida de sua qualidade. Houvesse no Brasil um sistema organizado, legítimo e ágil de qualificação dos produtos de consumo, seria mais fácil para a indústria inovar e investir na diversificação como estratégia de mercado.
Para os supermercados seria mais viável adotar como política permanente a troca de marcas que agora é uma forma de pressão. E, por fim, seria mais fácil para o consumidor ajustar seu consumo ao seu orçamento, sem temer tornar-se vítima final da guerra entre os setores.

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