São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ceará é exemplo para Haddad

CARLOS ALBERTO SARDENBERG
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Haddad cita Ceará como pólo de desenvolvimento
Em 1986, o governo do Ceará não tinha dinheiro nem para pagar os salários do funcionalismo. Nesse ano, com dinheiro praticamente doado, foram investidos apenas US$ 16 milhões nos serviços públicos. Já em 1990, o governo investia, em grande parte co
m recursos próprios, US$ 150 milhões. Tinha menos funcionários e pagava todos em dia.
O êxito dos dois últimos governos estaduais do Ceará (Tasso Jereissati e Ciro Gomes) foi exemplo citado ontem pelo ex-ministro da Fazenda Paulo Haddad, em sua exposição sobre Novos Pólos de Desenvolvimento Regional, no 6º Fórum Nacional.
Segundo Haddad, esse êxito decorreu, em grande parte, de duas medidas básicas: primeiro, um forte ajuste fiscal (acerto das contas públicas, saneamento financeiro) e, segundo, a formação de um Pacto de Cooperação, espécie de fórum reunindo representantes dos governos federal e estadual e instituições organizadas, onde se decidem programas de investimentos.
Esse mecanismo permitiu a criação de novos pólos de desenvolvimento regional e e a formação de setores, como o de confecções, segundo o ex-ministro.

Texto Anterior: PROGRAMA DO FÓRUM
Próximo Texto: Malan nega pedido de empréstimo de garantia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.