São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebida causa acidentes com ciclistas

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um terço das 900 mortes que ocorrem por ano em média nos EUA em acidentes de bicicleta se devem ao consumo de álcool.
O primeiro estudo sobre a relação entre álcool e ciclismo foi divulgado esta semana pela Johns Hopkins University, Baltimore, costa leste do país.
O trabalho revela ainda que, embora o número de acidentes de automóveis provocados por álcool tenha diminuído nos últimos cinco anos nos EUA, o de desastres com bicicletas pela mesma razão permaneceu estável.
Preocupação
Os autores do trabalho dizem que o motivo é a grande preocupação com os efeitos de motoristas sob a influência de álcool e a aparente menor importância dada aos problemas que o álcool provoca em ciclistas.
Uma das razões para essa menor preocupação é o fato de que a maioria das pessoas acha que ciclistas só podem fazer mal a si próprios quando dirigem embriagados.
Segundo a pesquisa, muitas pessoas que têm sua licença de motorista cassada por terem sido pegas dirigindo alcoolizadas passam a usar bicicletas sem abandonarem o hábito de beber antes de se locomoverem.
Médicos e policiais afirmam que os ciclistas tendem a subestimar os efeitos do álcool sobre eles e alertam que o senso de equilíbrio é uma das primeiras funções do corpo afetadas pela bebida.
Legislação
As leis que regulam o tráfego de bicicletas tratam o assunto de maneiras diversas nos 50 Estados do país.
Na maioria, dirigir bicicleta sob efeito de álcool é considerado contravenção. Em muitos, quando o acidente com bicicleta provoca vítimas o ciclista é responsabilizado como se estivesse dirigindo um automóvel.
No Estado de Pennsylvania, costa leste dos EUA, a licença de ciclista é revogada em definitivo se o ciclista é pego alcoolizado.
Em Oklahoma, oeste do país, não há leis contra ciclistas embriagados. Mas se algum é pego pela polícia, a promotoria pública pode processá-lo por ingerir bebidas alcóolicas em público, o que é proibido.

Texto Anterior: 'Tio-namorado' mata sobrinha e se suicida
Próximo Texto: Governo estuda criar comissão para o clima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.