São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caos na marginal deve durar 2 semanas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os congestionamentos na marginal Tietê (Lapa-Penha) devem durar mais duas semanas. Essa é a previsão da prefeitura para a reforma do trecho sobre o córrego do Tatuapé que desabou sábado.
No terceiro dia de interdição, o congestionamento na marginal ocupou 5,5 km às 18h, entre as pontes do Tatuapé (zona leste) e Cruzeiro do Sul (zona norte).
A cratera, que tem 13 metros de extensão e 33 metros de largura, abriu porque 7 das 16 vigas de concreto que sustentam a pista onde passa o córrego cederam, levando junto a laje de concreto e o asfalto.
O superintendente de obras viárias da Secretaria Municipal de Vias Públicas, Paulo Eduardo Simão Taliba, 52, disse que a estrutura não é suficiente para aguentar o peso dos caminhões.
Segundo ele, a estrutura tem 25 anos. Taliba afirmou que o conserto vai demorar pois a prefeitura não encontrou vigas de concreto pré-moldadas em estoque e elas tiveram de ser encomendadas.
A empresa Scac, contratada pela prefeitura, deve entregar a primeira partilha, com seis vigas, amanhã, quando começa a reconstrução. Até agora, a prefeitura apenas terminou de demolir a ponte.
Trânsito
A CET implantou um sistema de comportas para tentar diminuir o congestionamento. Até anteontem, a pista expressa estava fechada entre o acesso à Dutra e a ponte do Tatuapé. O trânsito era desviado para a pista local da marginal.
Com as comportas, a pista expressa é fechada a cada 40 minutos. Os veículos são obrigados a entrar no acesso à Dutra e de lá seguir para a ponte Aricanduva, voltando à marginal.
O supervisor de engenharia de tráfego da CET Luiz Carlos Santos Cunha, 43, disse que o sistema deve continuar funcionando até o conserto e liberação da pista.
Com esse desvio, o trajeto entre a ponte do Tatuapé e a Aricanduva, que tem três quilômetros, é feito em sete quilômetros. "Pelo menos os carros andam", disse.
O congestionamento na marginal está refletindo nas outras vias de acesso à zona leste. A Radial Leste e a avenida do Estado tiveram tráfego lento ontem durante o horário de pico (17h às 19h).

Texto Anterior: Quinze roubam CR$ 743 mi de carro-forte
Próximo Texto: Choque mata três na Dutra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.