São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Vítimas vão poder alertar a polícia sobre roubos de carro por telefone

DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Militar de São Paulo vai poder procurar um carro roubado antes mesmo que a ocorrência seja registrada no Distrito Policial.
Hoje a PM só é comunicada dos roubos após o registro da ocorrência em um Distrito Policial (DP).
Um novo sistema, que está sendo estudado e pode entrar em vigor em uma semana, vai permitir que as vítimas telefonem à Polícia Civil (telefone 147) ou à PM (telefone 190), antes disso.
Isto deve aumentar o número de carros recuperados nos primeiros minutos após o roubo, segundo o delegado Guilherme Santana, 56, diretor da Divecar (Divisão de Investigação sobre Roubo e Furto de Veículos e Desvio de Cargas).
O delegado Divaldo Sampaio, coordenador da CAP (Coordenadoria de Análise e Planejamento da Polícia Civil), responsável pelo projeto, diz que os possíveis trotes são uma preocupação.
"O telefone vai ser apenas um alarme. Enquanto não for registrada ocorrência, a abordagem da polícia não vai ser a mesma, vão só parar e pedir os documentos", diz.
Na Grande São Paulo, segundo a CAP, foram furtados ou roubados em março 10.640 veículos.
O bairro com maior número de roubos e furtos em março foi Perdizes (zona oeste), onde foram furtados 478 veículos, em média 15,4 por dia (veja quadro ao lado).
Segundo Santana, o que eleva a média em Perdizes são os jogos nos estádios Pacaembu e Parque Antártica. (Paulo Silva Pinto)

Texto Anterior: Passaporte só pode ser emitido no Estado em que a pessoa mora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.