São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Surpresa! Goleiro do peixe é filho de peixe

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Ufa! Já não preciso mais torcer pelo São Paulo! Que alívio, Serginho Chulapa! Agora posso voltar a me orgulhar do meu Santos querido sem ter de desenterrar os lauréis de Pelé, Clodoaldo e Gilmar.
No último domingo, até recuperei do armário da cozinha minha enferrujada caneca de chope com o distintivo do peixão de Vila Belmiro.
Mas o que mais emocionou na vitória do Santos sobre o Corinthians foi essa belezuca chamada Edson Arantes do Nascimento. O filho.
Não existe tapuia que não tenha viajado para qualquer canto do planeta que não tenha ouvido as quatro letrinhas mágicas: pê-ê-ele-ê. Mesmo assim, rimos quando Pelé mostrou ser um homem de visão, dedicando o milésimo gol "às criancinhas pobres do Brasil". Chiamos quando ele disse que o brasileiro não sabe votar, e hoje nos defrontamos com um Luiz Inácio Lula da Silva líder disparado nas pesquisas eleitorais...
Sob a ótica deturpada de que o brasileiro ama Garrincha porque ele se ferrou e não engole Pelé porque ele se deu bem, Edinho, o filho do rei, não pode ser um bom goleiro, não pode ser um cara legal.
Mas é. Gente, o garoto é filho do Pelé! Se quisesse, poderia passar a vida inteira na horizontal, poderia ser insuportável. Mas, a despeito das eventuais cobranças, escolheu a dura carreira de jogador de futebol. E, apesar de ter começado tarde, está se revelando um goleiro ágil, de ótimos reflexos. Claro, sangue não é água.
Edinho, 22, é um garotão sem grilos. Não teme ser sequestrado: "Bandido gosta de futebol, não ia querer magoar o Pelé". Sobre a suposta filha ilegítima do pai: "Se a Justiça comprovar que é mesmo minha irmã, ela deve ter seus direitos respeitados. Mas isso é problema do meu pai, não meu". Sobre o rei: "Meu pai é tranquilo, nunca me regulou nada".
Ex-jogador de basquete, beisebol e futebol americano, Edinho viveu em Manhattan dos 5 aos 19 anos. Daí o andar "cool" dos negros do Bronx. Daí sua paixão pelo rap e o cabelo raspado a la Spike Lee. Cabeça feita, ao contrário do insensato Renato Gaúcho, ele diz que sempre usa camisinha, apesar de ter namorada fixa em Santos. Chegado em uma boemia, um de seus amigos do peito era o maroto Dener. Eu pergunto: Edinho vai para o trono ou não vai?

Texto Anterior: Baleado por PM ganha indenização; Consulado americano fica fechado hoje; Resultado de exame de intoxicação sai em 20 dias; Chuvas congestionam estrada por 12 horas; Três PMs são presos por roubo de carro
Próximo Texto: Olé! ;Cotação ;Chamois
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.