São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruído faz Fiat trocar amortecedores do Tipo

DA REDAÇÃO

A Fiat está trocando, de graça, os amortecedores de todos os Fiat Tipo importados da Itália. A troca está sendo feita nas revisões periódicas (as duas primeiras são feitas aos 2.000 km e aos 10.000 km).
A causa da operação é o ruído metálico que os amortecedores italianos produzem ao atingir o final do curso, que tem causado estranheza a alguns consumidores.
O consumidor que detectar o barulho metálico na suspensão e quiser efetuar a troca, mesmo fora do período de revisão, também será atendido gratuitamente.
"O êmbolo interno, ao comprimir-se totalmente, bate em um limitador metálico, produzindo ruído", explica o engenheiro José Raimundo dos Santos, gerente de pós-venda da concessionária Fiat Sinal de São Paulo.
"Em pisos europeus, dificilmente o amortecedor atinge o final de seu curso", afirma Santos.
Nos amortecedores nacionais –fabricados pela Cofap– que estão sendo instalados, o calço, ao fim do curso do êmbolo (funciona como uma bomba de encher pneus de bicicleta) é uma reserva de óleo, que amacia a batida e diminui o ruído.
A Fiat garante que não há qualquer risco para a segurança ou o bom funcionamento do modelo com o uso dos barulhentos amortecedores italianos.

Texto Anterior: Venda de carros deve cair 20% em abril
Próximo Texto: Acesita tem lucro de US$ 5 mi no 1º trimestre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.