São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porto de Antuérpia quer atrair investidores da América do Sul

DA REPORTAGEM LOCAL

Porto de Antuérpia quer atrair
investidores da América do Sul
O porto belga de Antuérpia quer que mais empresas da América do Sul utilizem suas instalações para importação e exportação de mercadorias.
Segundo maior porto da Europa –fica a 45 km de Bruxelas– Antuérpia movimentou 103 milhões de toneladas de carga em 93.
A América do Sul representou 5,8% desse total e os belgas pretendem ampliar essa presença.
Para atrair investimentos, uma delegação de empresários e representantes da cidade e do porto está percorrendo a América do Sul.
Em São Paulo, durante palestra para 200 pessoas na última segun
da-feira, Jan Burvenich, vice-diretor-geral do porto, apontou o que considera as maiores vantagens de Antuérpia para os exportadores brasileiros: situação central na Europa, a facilidade de vias de transporte e a alta produtividade.
No continente, o Brasil já é o maior cliente de Antuérpia (2,2 milhões de toneladas exportadas). O principal produto exportado através de Antuérpia é o minério de ferro (1,5 milhão de toneladas).
Burvenich lembrou que o grupo Votorantim, através da Citrovita, empresa exportadora de suco de laranja, possui um terminal em Antuérpia desde o ano passado.
O porto é municipal. A cidade é responsável pelo funcionamento das docas, eclusas e pontes. As empresas privadas alugam os cais e terrenos e investem na construção de armazens e guindastes.

Texto Anterior: Mercado registra CDBs de até 120 dias
Próximo Texto: Lojas incentivam compras no crediário de curto prazo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.