São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Forró for All' traz música de Luiz Gonzaga

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Para o espetáculo de estréia do República da Dança, Ana Mondini queria criar uma coreografia sobre tema brasileiro, sem ranços regionalistas. Surgiu "Forró for All", sobre música de Luiz Gonzaga.
"Escolhi o imaginário poético de Luiz Gonzaga porque a obra dele tem uma história que transcende o popular. A música de Gonzaga vem transitando através dos tempos e já possui um caráter universal", comenta Ana.
"Quando ele fala da terra onde nasceu, fala da terra de todos", ela prossegue. "A coreografia é feita de recortes, salienta rompimentos e expressa uma certa aspereza."
Em "Forró for All", Ana não utiliza somente músicas com arranjos originais de Luiz Gonzaga. A trilha sonora, de autoria do compositor Jether Garotti Jr., inclui efeitos de computador.
Com 45 minutos de duração, "Forró for All" vai contar com música ao vivo nas apresentações de estréia.
Junto com os bailarinos participa um grupo de sanfoneiros, liderados por Dominguinhos.
Sem experiências fora do Brasil, Ana Mondini pode ser considerada hoje uma coreógrafa que criou um estilo pessoal dentro de circunstâncias pouco favoráveis.
À medida que se desenvolvia como coreógrafa, trilhou o circuito experimental, produzindo vários espetáculos para elencos free-lances ou grupos já estabelecidos, como o Cisne Negro.
Para José Possi Neto, ela realizou a coreografia de "Mucho Corazón", depois de participar, como atriz-bailarina, dos principais espetáculos do diretor, como "Lilith" e "Emoções Baratas".
Ultimamente ela vem realizando parcerias com o marido, o coreógrafo Umberto da Silva, com quem já criou espetáculos premiados, como "Tristão e Isolda".
"Acho que meu trabalho pode ser chamado de barroco moderno. Não acredito em abstrações, exploro a dramaticidade e sempre incluo muitos detalhes nos desenhos dos movimentos", diz. (AFP)

Texto Anterior: Elenco associa talentos diversos
Próximo Texto: Minhocão; Mingau; Glacê; Pergaminho; Bromélia; Arte moderna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.