São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunicação por micro tende a ficar mais fácil

JOAQUIM TORRES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Se depender da informática, a grande "aldeia global" já está formada. Os sistemas on line –acesso instantâneo– permitem que uma pessoa com um microcomputador, um modem e uma linha telefônica tenha à disposição uma infinidade de serviços como telecompras, índices econômicos, conversas com outros usuários. Esses serviços são uma verdadeira "praga", no bom sentido, deste fim de século. Só nos EUA, há mais de 6.000 sistemas desse tipo.
Como tudo em informática, os sistemas on line começaram de forma bem rudimentar, com o intuito apenas de permitir a troca de mensagens entre os seus usuários. Hoje em dia já existem BBS –sistemas on line de boletim eletrônico– com acesso bem mais simples até para pessoas com pouco conhecimento de informática.
Segundo David Terry, analista-chefe da Clark Development Company, Inc. (cujo principal produto é o software gerenciador de BBS "PCBoard"), a tecnologia de BBS ainda está engatinhando.
O acesso com suporte a mouse só foi realmente possível quando surgiu o modem de alta velocidade, pois a quantidade de informação que deve ser passada entre dois computadores interligados por linha telefônica é muito grande.
Já estão em pesquisa novas formas de transmissão de dados, como via ondas de rádio e ligações por cabo óptico (como nas televisões a cabo). Quando estiverem funcionando totalmente, com custos acessíveis, a gama de serviços dos sistemas on line será maior.

Texto Anterior: Cuidados básicos aumentam vida útil
Próximo Texto: Novas ferramentas melhoram "CorelDraw! 4.0" em português
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.