São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multimídia põe cidades no micro

DA REPORTAGEM LOCAL

O computador, já usado por arquitetos como ferramenta de desenho, é hoje também um instrumento para planejamento urbano.
Programas de desenho e animação, com integração de fotos e vídeo, permitem antever como um determinado projeto vai interferir na vida de um bairro ou região.
A integração de arquitetura e computação é o tema do simpósio "Multimídia para Arquitetura e Urbanismo", que começa hoje na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, na Cidade Universitária (zona oeste de São Paulo).
Especialistas dos Estados Unidos, Itália, Alemanha e França, além dos brasileiros, estarão participando do evento, que vai incluir apresentações fora da área de arquitetura.
Produção de animações para TV e esculturas no computador são alguns dos assuntos apresentados fora do tema central do simpósio.
Na área de projeto urbano, um dos trabalhos é "Rio Tietê e a Cidade de São Paulo - um Ensaio em Multimídia".
É uma apresentação que inclui fotos, mapas, imagens de vídeo, desenhos e animações computadorizadas mostrando a região banhada pelo Tietê (especialmente na zona leste de São Paulo) e como poderia ficar.
Os textos e mapas têm palavras e pontos que abrem janelas com novas informações. O usuário clica, por exemplo, sobre a estação de trem de São Miguel e aparece, em uma janela na tela, um vídeo da estação.
Há ainda trabalhos sobre educação ambiental e sobre simulação da realidade usando computadores.
O simpósio vai até sexta-feira. As inscrições custam US$ 120 para profissionais e US$ 50 para estudantes. Os organizadores esperam cerca de 200 participantes.

PARA SABER MAIS
Simpósio Multimídia para Arquitetura e Urbanismo: tel. (011) 818-4801

Texto Anterior: "Harvard Graphics 2.0" ganha versão traduzida para o português
Próximo Texto: Micro funciona bem e tem manual ruim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.