São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião cai em aeroporto do Japão e mata 259

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Avião cai em aeroporto do Japão emata 259
Pelo menos 250 pessoas morreram quando um avião de Taiwan caiu e explodiu no aeroporto da cidade japonesa de Nagóia (260 km a oeste de Tóquio).
Apenas 10 das 271 pessoas a bordo sobreviveram. Há dois desaparecidos. Um funcionário do aeroporto disse que as causas do acidente são desconhecidas.
Controladores de tráfego aéreo informaram que o Airbus A300-600R vindo de Taipé já estava aterrissando. Repentinamente, tentou subir antes de tocar o solo.
"O avião se aproximava, mas de repente tentou subir numa curva acentuada. Então vi os motores pegarem fogo. Ele caiu e houve uma explosão", contou um morador.
À noite, o Ministério do Interior do Japão divulgou a gravação da última transmissão do piloto da China Airlines. Wang Lochi disse que tentaria nova aterrissagem.
No aeroporto, equipes de salvamento levavam os corpos para barracas improvisadas como necrotérios. Outros eram colocados nas laterais da pista.
A fuselagem do avião ficou destruída, espalhando destroços por uma grande área do aeroporto. Equipes de salvamento vasculhavam os escombros.
Funcionários do aeroporto disseram que entre os mortos está um bebê. A televisão japonesa mostrou dois dos sobreviventes num pronto-socorro.
Parentes dos passageiros lotavam o prédio do aeroporto a procura de informações.
O avião da companhia aérea de Taiwan caiu às 20h13 (8h13 de Brasília) no extremo sul da única pista do aeroporto.
O Airbus incendiou-se logo após a queda. Centenas de bombeiros civis e da Força Aérea levaram 40 minutos para controlar o fogo.
Guindastes pesados e serrotes para metal foram utilizados para retirar os sobreviventes dos escombros do avião.
Havia pouco vento no momento do acidente. O aeroporto de Nagóia é utilizado tanto por aviões militares quanto civis.
Este foi o segundo pior acidente aéreo do Japão. Em 12 de agosto de 1985, 520 pessoas morreram quando um Boeing 747 da Japan Airlines bateu numa montanha.
Passageiro de vôo matutino da China Airlines de Nagóia para Taipé disse ter ouvido ruídos estranhos no avião. A empresa não informou se era o mesmo avião.
Em Paris, um porta-voz da Airbus disse que eram aviões diferentes. "Um A300-600 teve problemas de motor ao partir de Nagóia. Não era o avião do acidente."
A Airbus Industrie disse que esse foi o primeiro avião de seu tipo a cair. O avião acidentado foi entregue à China Airlines em 1991.
Os ministros japoneses Kanju Sato (Interior) e Shigeru Ito (Transportes) foram para Nagóia inspecionar o local do acidente.

Texto Anterior: "Casa dos Horrores" será colocada à venda
Próximo Texto: Pacto no Nafta defende o peso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.