São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

ONU diz que sérvios cumprem o ultimato

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Sérvios retiram armas e cumprem ultimato
A ONU e a Otan disseram ontem que as forças sérvias cumpriram o ultimato e se retiraram da zona de exclusão de 20 km em torno de Gorazde, leste da Bósnia.
O prazo se encerrou às 0h01 de hoje (21h01 de ontem em Brasília). Os sérvios estavam ameaçados de ataques aéreos da aliança militar liderada pelos EUA se não tivessem cumprido a exigência.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados informou que entre 200 e 300 feridos morreram porque não foram evacuadas a tempo da cidade.
O fim dos bombardeios permitiu a ONU evacuar os feridos de Gorazde, uma das áreas de proteção designadas pela organização. O total de evacuados chegou a 265.
"Não é necessário, neste momento, pedir uso de ataques aéreos à Otan", disse o enviado especial da ONU à Bosnia-Herzegóvina, Yasushi Akashi.
"Espero que agora possamos negociar um cessar-fogo e um acordo de paz geral, com a participação das três partes", afirmou.
À tarde, a ONU havia dito que os sérvios não haviam cumprido as exigências, mas recusou autorização para bombardeio.
Antes do fim do prazo, o secretário de Estado dos EUA, Warren Christopher, havia dito que era cedo para afirmar que os sérvios haviam cumprido as exigências.
Ele se encontrou com o ministro russo das Relações Exteriores, Andrei Kozirev, em Genebra (Suíça).
O ultimato da Otan foi o último de dois emitidos na sexta-feira com o objetivo de parar o bombardeio sérvio contra a cidade de 60 mil habitantes.
O primeiro, que venceu às 2h01 de domingo (21h01 de sábado em Brasília), exigia a retirada da artilharia sérvia de uma área de 3 km em volta de Gorazde.
A ameaça de ataques aéreos paralisou o bombardeio, que já havia matado pelo menos 700 pessoas e ferido 2.000.

Texto Anterior: Pacto no Nafta defende o peso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.