São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai obrigação de reter café

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Desde ontem, o Brasil e os demais países produtores de café estão desobrigados de reter parte de suas exportações do grão, como forma de elevar os preços no mercado internacional.
A cotação atual está em níveis considerados razoáveis pelos produtores.
Durante vinte dias consecutivos a cotação do café no mercado internacional manteve-se entre 75 e 80 centavos de dólar por libra-peso (0,454 kg), tornando desnecessária a retenção. Até então, estavam sendo retidos 10% da produção exportável.
Se nos próximos 20 dias a cotação média se mantiver entre 80 e 85 centavos de dólar por libra-peso, os estoques retidos até agora poderão ser liberados. A retenção volta se o preço cair.
A retenção vigora desde outubro de 1993. Resulta de acordo firmado pela Associação dos Países Produtores de Café. Visa aumentar os preços internacionais.

Texto Anterior: Saldo comercial continua em queda
Próximo Texto: Auditor do auditor; Voto inédito; Sintonia fina; Novos tempos; Quem sai; Lucro mantido; Subindo a serra; Descendo a serra; Combustível brasileiro; Ganho alienígena; Lucro do grupo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.