São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão deve anunciar governo de minoria e antecipar as eleições

TERRY MCCARTHY
DO "THE INDEPENDENT", EM TÓQUIO

Japão deve anunciar governo deminoria e antecipar as eleições
Tsutomu Hata, o novo premiê do Japão, deve anunciar hoje a formação do primeiro governo sem maioria na Dieta (Parlamento) em quatro décadas.
Os esforços para atrair o Partido Socialista de volta para a coalizão, o que daria maioria ao governo, fracassaram ontem mais uma vez.
Hata provavelmente vai antecipar as eleições de outubro para junho, depois da aprovação do orçamento deste ano fiscal (iniciado dia 1º). O orçamento está parado na Dieta há três meses.
Todas as iniciativas para a reforma política e do sistema fiscal, além de medidas para reduzir o superávit comercial do país, estão efetivamente paralisadas.
Hata foi eleito pela Dieta na segunda-feira. Na terça-feira, o Partido Socialista abandonou a coalizão de sete partidos porque cinco deles formaram um bloco parlamentar sem incluí-lo.
Hata tem apenas 182 cadeiras das 511 da Dieta.
Ontem, Hata afirmou que formaria um gabinete ainda hoje, já que o Japão inicia um feriado prolongado, de dez dias, amanhã.
Hata e seu aliado Ichiro Ozawa esperam usar os feriados para convencer os socialistas a retornarem ao governo. Suas chances parecem pequenas.
Enquanto isto, os socialistas e o PLD (Partido Liberal Democrático), rivais por quatro décadas, ontem concordaram em unir forças na oposição.
Sem demonstrar qualquer traço de ironia, Koken Nosaka, o presidente da comissão para assuntos da Dieta dos socialistas, disse que os dois partidos concordam sobre a necessidade da "fé e confiança" em sua aliança parlamentar.
Tecnicamente, o PLD ou os socialistas podem pedir um voto de desconfiança contra o governo Hata. Mas há um consenso silencioso sobre a necessidade da aprovação do orçamento, especialmente porque o país ainda está em recessão.

Texto Anterior: Presidente deve indicar premiê da Itália hoje
Próximo Texto: Erro do piloto pode ter derrubado Airbus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.