São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Megaparques são "politicamente corretos"

MURILO GABRIELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

Uma das razões do sucesso da Disney está na limpeza e padrão de atendimento de seus parques e hotéis.
Os funcionários têm seu comportamento público padronizado, através de rígido treinamento e de uma cartilha de tratamento de visitantes (veja quadro ao lado).
A aparência dos funcionários também é controlada: não se vêem cortes de cabelo mais ousados ou brincos em orelhas masculinas, por exemplo.
A correção política também é onipresente. Do lixo gerado, 52% são reaproveitados –o que está sempre indicado nas embalagens de souvenirs e alimentos.
Deficientes físicos e idosos em cadeira de rodas têm acesso privilegiado a todas as atrações, não precisando enfrentar filas.
Em frente ao show da Barbie, vendem-se versões americana nativa e afro-americana da boneca.
A discrição é outro elemento fundamental da cultura Disney. A limpeza é executada sem que se perceba. É raro um visitante ver um gari em ação.
No Reino Mágico, por exemplo, os funcionários circulam por uma cidade subterrânea de tamanho equivalente ao do parque.
No Epcot, a manutenção é realizada a partir de instalações posicionadas atrás das atrações.
(MuG)

Texto Anterior: Embarque nos preços da baixa temporada
Próximo Texto: Parques da Flórida são os mais procurados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.