São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 1994 |
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Megaparques são "politicamente corretos"
MURILO GABRIELLI
Os funcionários têm seu comportamento público padronizado, através de rígido treinamento e de uma cartilha de tratamento de visitantes (veja quadro ao lado). A aparência dos funcionários também é controlada: não se vêem cortes de cabelo mais ousados ou brincos em orelhas masculinas, por exemplo. A correção política também é onipresente. Do lixo gerado, 52% são reaproveitados –o que está sempre indicado nas embalagens de souvenirs e alimentos. Deficientes físicos e idosos em cadeira de rodas têm acesso privilegiado a todas as atrações, não precisando enfrentar filas. Em frente ao show da Barbie, vendem-se versões americana nativa e afro-americana da boneca. A discrição é outro elemento fundamental da cultura Disney. A limpeza é executada sem que se perceba. É raro um visitante ver um gari em ação. No Reino Mágico, por exemplo, os funcionários circulam por uma cidade subterrânea de tamanho equivalente ao do parque. No Epcot, a manutenção é realizada a partir de instalações posicionadas atrás das atrações. (MuG) Texto Anterior: Embarque nos preços da baixa temporada Próximo Texto: Parques da Flórida são os mais procurados Índice |
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