São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a divisão do partido

CARLOS EDUARDO ALVES
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

Uma das características que distinguem o PT dos outros partidos é a sua divisão em tendências ou grupos. As alas que conseguem maioria dirigem o partido.
Os grupos petistas discutem internamente as posições que vão defender no PT. O partido cobra a obediência às decisões da maioria.
Alguns grupos já foram excluídos do PT como a "Causa Operária" e "Convergência Socialista", de extrema esquerda. A direção do PT entendeu que eles não seguiam as orientações da legenda.
Quase todas as tendências petistas foram formadas por ex-militantes de organizações clandestinas de esquerda durante o regime militar.
Esse fato ajuda a explicar o ranço antiparlamentar do partido. Hoje existe um avanço da burocracia sobre os parlamentares.
Deputados como José Genoino, de razoável inserção eleitoral, são confinados internamente, com insignificantes 10% na máquina.
Na outra ponta, grupos como o "Na Luta PT", sem força para eleger um único vereador na cidade de São Paulo, têm o dobro de postos na burocracia petista.
Os atuais "donos" do PT são os grupos "Opção de Esquerda" e "Na Luta PT", mas eles apresentam divisões. É com essas divisões que Lula espera contar para evitar que a moratória da dívida externa faça parte do programa.

Texto Anterior: ENTENDA O ENCONTRO NACIONAL DO PT
Próximo Texto: GLOSSÁRIO DO PETISMO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.