São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã é acusado de apoiar os terroristas do IRA

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

O governo britânico acusou o Irã de apoiar o grupo terrorista IRA (Exército Republicano Irlandês), que luta pelo fim do domínio britânico na Irlanda do Norte.
O conflito diplomático ocorre num momento de aumento da violência sectária entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte, com oito assassinatos nos nove últimos dias. O último deles foi ontem, quando terroristas protestantes mataram um comerciante católico em Belfast.
Irã e Reino Unido cortaram relações diplomáticas em 1989, após o líder religioso iraniano, aiatolá Khoneini, ter sentenciado o escritor britânico Salman Rushdie à morte pelo livro "Os Versos Satânicos", considerado "blasfemo".
As relações foram reestabelecidas em nível de encarregado de negócios em 1990 e, até ontem, vinham melhorando, principalmente no campo econômico.
Membros da Chancelaria britânica sugeriram que se houver evidências do prosseguimento da cooperação IRA-Irã, as relações podem ser cortadas de novo.

Texto Anterior: Economia dos EUA desacelera
Próximo Texto: Leia a seguir alguns destaques de ontem na imprensa mundial:
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.