São Paulo, sábado, 30 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BH entra no mapa do rock independente

MARCEL PLASSE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Belo Horizonte entra na rota dos festivais de rock em agosto, com o Rock Independente Fest. A organização do evento confirma a participação das bandas Fugazi, Anathema, Chris Cutler e Fred Firth.
O evento faz parte do "Projeto B.H. - Cidadã do Mundo", da Secretaria Municipal de Cultura, que inclui ainda festivais internacionais de teatro e poesia.
Deve ser anunciada, até o dia 30 de maio, a presença da última atração internacional, que será uma banda eletrônica. Na pauta de negociação, estão Young Gods e Front Line Assembly.
O duo alemão Second Decay também se apresenta no festival, mas como parte de uma miniturnê pelo Brasil. A vinda do grupo eletrônico é uma iniciativa dos selos Cri Du Chat, de São Paulo, e Subtronic, da Alemanha.
Second Decay, formado em 89, faz um "revival" de sintetizadores analógicos (teclados dos anos 70, como Moog e Korg).
A apresentação do percussionista Chris Cutler (do grupo alemão Cassiber) e do guitarrista Fred Firth está programada para 11 de agosto. A dupla apresenta seu trabalho de jazz experimental.
Os demais shows se realizarão ao ar livre, nos dias 12, 13 e 14 de agosto. Ao lado das atrações internacionais, está prevista a presença de 15 bandas independentes do Brasil. O festival terá apenas uma banda estrangeira por noite.
O destaque é a presença do grupo Fugazi, de Washington. A banda é representante da vertente "straight edge" do harcore americano. É a tendência musical mais politicamente à esquerda do rock.
Os "straight edges" são contra drogas, bebidas, racismo, violência e capitalismo e a favor do feminismo e socialismo.
Fugazi e sua gravadora, Dischord, especializada em hardcore, foram formados pelo vocalista e guitarrista Ian Mackaye no início dos anos 80, após o fim do Minor Threat (primeira banda de MacKaye, que transformou "straight edge" em tendência musical).
O líder do Fugazi esteve no Brasil em janeiro de 93, acompanhando a namorada Jennifer Fynch, da banda feminina L7, durante o Hollywood Rock.
"Para tocar no país, ele não aceita vir sob patrocínio de companhias de cigarro ou multinacionais", revela Marcos Boffa, da organização do festival.
A banda inglesa Anathema faz a linha "doom metal", uma variação do thrash metal com letras apocalípticas.
O grupo suíço Young Gods, fundado em 85, foi pioneiro na criação do som industrial à base de guitarras sampleadas, que encontrou sucesso com os grupos americanos Ministry e Nine Inch Nails. Canta em francês e inglês.
O Front Line Assembly, liderado por Bill Leeb (ex-Skinny Puppy) começou em 86. A banda canadense, ex-representante do rock industrial, ficou mais pop após ter participado do movimento belga "new beat", de música eletrônica dançante, em 88.
Além dos shows, estão programados –sempre sobre o tema rock independente– seminários, workshops (Mackaye e Cutler darão noções de guitarra e bateria), palestras e exposições de fotos e fanzines. Também estarão à venda discos independentes e fitas demo.
A seleção de bandas nacionais será divulgada no final de maio. Os interessados em participar devem contatar a organização do BH Rock Independente Fest (av. Afonso Pena, 1.500, 17º andar, CEP 30130-005, tel. 031/238-4874 ou fax 031/238-4708)

Texto Anterior: PATRICIA ZUFFA
Próximo Texto: Manual "ensina" como odiar Madonna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.