São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa vai apoiar estatais e eletrônica

\</FD:"VINHETA_CHAPÉU"\>

CARLOS ALBERTO SARDENBERG
DA REPORTAGEM LOCAL

\</FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>
Programa vai apoiar estatais e eletrônica
Para o ex-governador do Rio Leonel Brizola (PDT), o modelo de industrialização baseado na substituição de importações está liquidado, junto com a prática de subsídios, proteções e cartórios.
Para Brizola, esse tipo de política, se apoiou a industrialização, também criou uma elite empresarial dependente do Estado e que açambarcou os benefícios.
Pelo programa do PDT, a internacionalização da economia pode ser feita por um "caminho socialista, democratizador e nacional". A abertura não pode ser "submissão" aos oligopólios.
Brizola é a favor de política industrial "ativa". O financiamento da política industrial virá essencialmente dos bancos públicos. O governo incentivaria a pequena e média empresa e as indústrias de bens e capital e do complexo eletrônico, que contribuem para o desenvolvimento de todos os demais setores da economia.
Brizola anuncia que recorrerá a barreiras de importação e outros meios de proteger indústria nacional estratégia e/ou ameaçada por concorrência externa desleal.
Contra a privatização, Brizola propõe, ao contrário, o fortalecimento das empresas públicas.

Texto Anterior: Indústria da laranja dá certo sem apoio estatal
Próximo Texto: PPR quer menos Estado e não vende Petrobrás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.