São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha envia sob protesto os formulários do FBI

DA REDAÇÃO

A Folha está enviando à organização da Copa, sob protesto, os formulários assinados que autorizam o FBI a investigar os jornalistas que participarão da cobertura.
Os jornalistas da Folha foram constrangidos a esta humilhação porque o jornal tem como sua principal prioridade atender aos interesses do leitor.
A assinatura dos formulários, que deveriam ser enviados ao Comitê Organizador da Copa até ontem, não modifica o teor do protesto manifestado por este jornal.
No último dia 18, a Folha enviou um fax ao presidente do Comitê, Alan Rothenberg, estranhando a surpreendente exigência da polícia federal dos EUA.
Assinado pelo diretor de Redação Otavio Frias Filho, o protesto diz que a exigência "agride o princípio de que toda pessoa é inocente até prova em contrário".
O fax da Folha afirma ainda que "este jornal não poderia deixar de se associar aos protestos contra o que se configura como verdadeiro atentado à liberdade de informação, pois é também de uma ameaça latente de cerceamento da imprensa que se trata aqui, e não apenas da violação da privacidade de profissionais individualmente".
Em fax datado de 25 de abril, Rothenberg responde que enviará explicações formais à Folha nesta semana.
Jornais americanos como o "The New York Times" e o "USA Today" também protestaram contra a violação de privacidade de seus jornalistas.

Texto Anterior: Los Angeles prepara polícia para a Copa
Próximo Texto: Brasil testa contra os alemães time para Liga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.