São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O jipe das mulheres

GEORGE ALONSO

O Suzuki Vitara JLX 4x4 é o carro importado mais feminino no país. Segundo as revendedoras de São Paulo, de 70% a 90% dos compradores são mulheres de 20 a 35 anos. A pedido da Revista Folha, duas supergatas avaliaram o jipe de luxo: Graziela Barone Saade Cury, 22, diretora da Volant (empresa de moda), e Carla Nogueira Greeb, 31, assessora da Unicór. Graziela tem o jipe há quatro meses. Carla, há seis. Os critérios do teste: facilidade de manobra, velocidade, estabilidade, conforto e visual. Uma deu nota 7 e a outra, 10. Média: 8,5. A maior queixa: pula muito na cidade. Mas Carla diz que é carro para homem nenhum botar defeito: "Compraria outro para o meu gatinho (Kako, 26), para ele parar de pedir o meu emprestado. Pensando bem, ele fica ainda mais gato no meu carro". Ao lado, as opiniões.
Onde Encontrar. Em São Paulo: Dealer (tel. 829-7855), Buga's (tel. 549-5999), Practical (tel. 262-2155), Super América (tel. 279-2522) e Autorrico (tel. 725-4931).
AS AVALIAÇÕES DESTA PÁGINA EXPRIMEM JULGAMENTO DO CONSUMIDOR QUE TESTOU O PRODUTO OU SERVIÇO. O "TESTE DO CONSUMIDOR" NÃO É PESQUISA DE OPNIÃO NEM SEGUE CRITÉRIOS CIENTÍFICOS
Opinião de Graziela Saade
O Viatra é cheio de vantagens e desvantagens. Viajo muito para a fazenda e ele se sai bem em terrenos difíceis. Passo em buracos e subo em calçadas sem afetar a suspensão. Na fazenda, uso a tração nas quatro rodas quando chove e o jipinho não derrapa. É fácil de manobrar, é superlevinho. Entre as vantagens estão o porta-malas (abaixando os dois bancos traseiros, fica espaçoso) e a capota reversível (é muito gostoso usar a capota aberta na fazenda). Os inconvenientes: 1) Pula como um cabrito, é desagradável em lombadas e buracos na cidade; 2) Na estrada é muito fraquinho. A velocidade máxima que atinge é boa para São Paulo; 3) Quando levanto o banco para alguém entrar atrás, ele não volta à posição anterior e tenho que arrumar de novo para voltar a dirigir. Dou nota 7, apesar do visual superfofo e bem feminino. É um carrinho divertido.
Opinião de Carla Greeb
O Vitara era o meu sonho dourado!
Charmoso, confortável, vidro e travas eléstricas, tudo elétrico, inclusive a motorista. A direção é hidráulica: para estacionar é uma maravilha, melhor que Uno Mille (em velocidade, só no começo fiquei com medo nas curvas). Mas pula pra caramba. Quando dirijo muito tempo sinto dor nas pernas. Aí, penso: "É jipe". Nas tartarugas em círculo nos nos Jardins, passo batido por cima: sabor aventura. Nunca usei a tração, dá até medo de encostar nela e o carro pirar. Os bancos deslizam rápido quando alguém vai entrar atrás: minhas amigas gritam "que luxo!". É ótimo encher o tanque sem ter que dar a chave ao frentista. As janelas são uma varanda, mas não têm quebra vento. Tem ar-condicionado: consigo chegar arrumadinha nas reuniões, mesmo sob calor de 30 graus. É nota 10. Esta é a minha melhor dívida.
Suzuki Vitara JLX 4x4
Motor: 1.590 cc
Comprimento: 3,62 metros
Velocidade máxima: 150 km/h
Consumo: 9km/litro a 12 km/litro
Preço: US$ 25 mil (câmbio mecânico) e US$ 27,3 mil (automático)
Desvalorização: 15% a 20% após um ou dois anos de uso

Texto Anterior: É HORA DE INVESTIR NA BOLSA
Próximo Texto: Chame a babá e caia na noite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.