São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Golf é bom de guiar, mas tem acabamento pobre

EDUARDO VIOTTI
EDITOR DE VEÍCULOS

Golf é bom de guiar, mas carece de luxo
Versão esportiva GTI, importada do México pela Volkswagen, tem ótima dirigibilidade e forrações ruins
O Volkswagen Golf GTI tem todos os ingredientes para ser um carro esportivo agradável. Boa estabilidade, direção rápida e precisa, segurança, charme e dirigibilidade muito equilibrada.
O acabamento compromete. Carece de luxo mesmo em relação a esportivos nacionais, como o Escort XR3, Kadett GSI e Gol GTI. O revestimento traseiro dos bancos em plástico é de carro "popular".
O VW Golf GTI custa US$ 27,9 mil. Na mesma faixa estão, por exemplo, o Honda Civic duas portas Hatch (US$ 29,9 mil), Hyundai Scoupe (US$ 28,6 mil), Subaru Impreza GL 1.8 (US$ 28,7 mil) e Renault 19 RT (US$ 23,8 mil).
O carro sofreu reestilização em 91, mantendo as largas colunas traseiras que lhe conferem aspecto robusto. Tem conforto e bom espaço para ocupantes e bagagens.
O esportivo traz manivelas para vidros e espelhos. O padrão para a faixa é o acionamento elétrico. Em compensação, tem ar-condicionado, teto solar elétrico e toca-fitas.
O alarme, acionado pela chave, é inteligente. Uma luzinha fica piscando na porta, junto ao botão da trava elétrica. Afugenta ladrões.
O tecido (só na parte frontal) dos bancos é em xadrez largo colorido sobre fundo preto. É estranho. O tecido de forração das portas é preto e de textura áspera.
Qualquer má impressão desaparece quando se guia o Golf GTI. É gostoso, ágil e transmite muita segurança (traz reforços nas portas).
A posição de dirigir –baixa, típica VW– é agradável.
O motor 2.0 com injeção (um injetor para cada cilindro) é praticamente o mesmo do Gol GTI, com 116 cv. Adota eletrônica mais avançada que o carro nacional.
O câmbio é ótimo, com engates justos e precisos e correta distância entre as marchas (veja os números de desempenho no quadro abaixo).
As suspensões também são bem resolvidas, apesar de transmitirem vibração e ruídos à cabine (característica de esportivos). Permitem estabilidade bem acima da média.

Próximo Texto: Gol muda em agosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.