São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Morre aos 34 anos Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1

FLAVIO GOMES
ENVIADO ESPECIAL A IMOLA

O brasileiro Ayrton Senna da Silva, 34, piloto profissional de Fórmula 1, morreu ontem em Bolonha, Itália, em consequência de um acidente sofrido na sétima volta do Grande Prêmio de San Marino, terceira etapa do Campeonato Mundial.
Senna bateu seu Williams a quase 300 km/h na curva Tamburello, a primeira do circuito de Imola, às 14h13 locais (9h13 de Brasília). Foi levado ao hospital Maggiore, a 35 km do circuito, de helicóptero.
Na batida, Senna sofreu fraturas múltiplas na base do crânio. No trajeto para o hospital, teve uma parada cardíaca. Às 15h50, seu estado era de coma profundo.
O piloto apresentava hemorragias internas e respirava por aparelhos.
Recebeu uma transfusão de 4,5 litros de sangue, na tentativa de reativar a circulação.
O anúncio da morte foi feito às 18h42 locais pela médica Maria Tereza Fandri, responsável pelo setor de reanimação do hospital Maggiore.
Pouco antes cessara a atividade cerebral de Senna, apesar de seus sinais vitais ainda serem mantidos artificialmente.
O acidente foi causado, provavelmente, por uma quebra na suspensão traseira de seu carro. O equipamento é responsável por manter a aderência do carro ao asfalto.
A Williams não fez nenhum comunicado oficial sobre as razões da perda de controle da máquina.
Ayrton morreu um dia depois do austríaco Roland Ratzenberger, da equipe Simtek, na mesma pista.
O fim-de-semana de Imola teve ainda um grave acidente com o brasileiro Rubens Barrichello, da Jordan, na sexta-feira, e dez feridos, entre espectadores e mecânicos.
Ayrton Senna da Silva era tricampeão mundial de Fórmula 1, recordista de pole-positions na categoria e segundo maior vencedor de corridas da história.
Havia começado mal uma temporada na qual era considerado o favorito ao título.
Nas duas primeiras provas do ano, foi derrotado pelo alemão Michael Schumacher, da Benetton –que também venceu a corrida de ontem. O alemão não chegou a comemorar a vitória no pódio por causa do acidente com Senna.
O corpo do piloto brasileiro deve ser embarcado hoje para o Brasil.

Próximo Texto: Médico critica demora no atendimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.