São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Carro parecia muito nervoso'

FLAVIO GOMES
DO ENVIADO ESPECIAL

O vencedor da corrida, Michael Schumacher, estava imediatamente atrás de Senna no instante do acidente.
O piloto da Benetton disse que na volta anterior percebera que a traseira do carro do brasileiro já havia batido no chão e ele quase saiu da pista.
"Seu carro me parecia muito nervoso. Na hora do acidente, me pareceu que a traseira abaixou e tocou no asfalto. Por isso ele perdeu o controle."
Até o ano passado, os carros das equipes de ponta usavam sistemas computadorizados de suspensão, as chamadas suspensões ativas, proibidas este ano pelo regulamento da F-1.
Esses equipamentos "liam" as irregularidades das pistas e corrigiam automaticamente o curso das molas, mantendo o carro a uma altura constante do solo.
Se o problema de Senna ontem foi mesmo na suspensão convencional, que usa amortecedores, o acidente talvez pudesse ter sido evitado com o uso do equipamento eletrônico.
As suspensões ativas, porém, também tinham seus problemas. Como elas eram controladas através de um software (programa de computador), podiam falhar, às vezes, sem dar qualquer tipo de aviso.
No GP de Portugal do ano passado, por exemplo, o sistema da Ferrari de Gerhard Berger estava programado para abaixar o carro a uma determinada velocidade. Berger saiu dos boxes depois de um pit stop acelerando demais.
Atingiu a velocidade que abaixaria o carro antes da saída dos boxes, onde há uma grande ondulação. A máquina "sentou" a traseira e bateu no asfalto.
Berger atravessou a pista e bateu no muro do outro lado. Por muito pouco não foi acertado em cheio pelo Footwork de Derek Warwick, que vinha a 250 km/h.
Como a morte de Senna ocorreu no final da tarde, não havia mais nenhum piloto no autódromo na hora do anúncio oficial. Só a equipe Simtek se manifestou.
Em comunicado de imprensa, o dono do time, Nick Wirth, lamenta a morte de Senna um dia após perder também seu piloto, Roland Ratzenberger.
(FG)

Texto Anterior: VEJA COMO FOI O ACIDENTE QUE CAUSOU A MORTE DE SENNA
Próximo Texto: Piloto fala sobre seu carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.