São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

CET pede para se evitar marginal

DA REPORTAGEM LOCAL

O trajeto para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) ficou complicado na última semana por causa dos congestionamentos diários na marginal Tietê.
O caminho tradicional para o aeroporto, a rodovia dos Trabalhadores, está com acesso dificultado.
A via Dutra, apesar dos buracos e da grande quantidade de caminhões, é o caminho indicado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para Cumbica.
Segundo o superintendente de engenharia de tráfego da CET, Luiz Carlos Santos Cunha, 43, grande parte dos carros que ficaram parados no trecho próximo a ponte do Tatuapé ia em direção ao Aeroporto de Cumbica.
"Pouca gente sabe que a entrada da Dutra dá acesso a Cumbica. Por ali os motoristas pegam um quilômetro a menos de paralisação."
Os congestionamentos na marginal –cerca de 5,5 quilômetros nos horários de pico, entre 17h e 19h– são causados pela interdição da pista próximo à ponte do Tatuapé. Segundo a CET, o percurso é feito em média em 50 minutos.
No sábado, o pontilhão que passa sobre o córrego do Tatuapé desmoronou, abrindo um buraco de 13 metros de extensão por 33 metros de largura.
A previsão inicial da prefeitura era que o conserto terminasse em 15 dias. Na sexta-feira, o prefeito Paulo Maluf determinou a aceleração das obras para que a pista seja liberada até quarta-feira.
Até a liberação, o melhor a fazer, segundo a CET, é procurar caminhos alternativos para chegar à via Dutra.
Os moradores que vêm do alto da zona norte (Tremembé, Tucuruvi) têm, como primeira opção, a rodovia Fernão Dias que dá acesso à via Dutra. A principal vantagem é a ausência de trânsito.
Quem vem da região mais próxima da marginal, como os bairros da Casa Verde e Santana, pode desviar pelas ruas General Ataliba Leonel, Chico Pontes e Curuçá, atingindo a Dutra.
O caminho é mais extenso, são 14 km em lugar dos 5,5 km percorridos na marginal, mas o motorista evita a área mais congestionada, ganhando tempo.
A situação de quem vem de Pinheiros e tem de atravessar a cidade para chegar a Cumbica, fica normal até o centro.
A alternativa é tentar pegar a avenida Salim Farah Maluf e chegar à Dutra.
O percurso é longo. São 10 quilômetros partindo da Rebouças até o centro e mais 8,5 até a entrada da Dutra. Feito a 60 km/hora, dura cerca de 25 minutos.
Para os moradores da Lapa, que prefiram pegar a marginal, a melhor alternativa é pegar o primeiro acesso à Dutra, 1 km antes da ponte do Tatuapé, onde a pista expressa está interditada.
Os moradores da região Sul devem ir até o centro. De lá, ou a Radial Leste ou avenida do Estado.
Pela avenida do Estado, a alternativa é dar a volta pela avenida Prof. Luis Inácio de Anhaia Melo, Salim Farah Maluf e via Dutra.

Texto Anterior: Policiais tentam roubar farmácia no centro de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.