São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Éramos Seis" enfrenta a Globo em dois horários

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

O SBT também resolveu aderir à onda do "Você Decide". Hoje, a emissora exibe o primeiro capítulo da novela "Éramos Seis". Em que horário? O público escolherá.
Nos próximos 15 dias, o SBT pretende mostrar a trama às 19h45 e reprisá-la às 21h45.
Depois, vai optar por apenas um dos horários. Prevalecerá aquele que registrar maior audiência.
Quer dizer, então, que se o telespectador sintonizar a emissora às 19h45 ou 21h45 não perderá nem um minuto da novela? Mais ou menos.
Os dois horários são "pro forma". Na verdade, o SBT vai se pautar pelo ritmo da concorrência.
"Éramos Seis" entrará no ar assim que a Globo transmitir os créditos finais de "A Viagem" –o que costuma ocorrer às 19h45.
Se, por acaso, a Globo decidir encerrar a novela somente às 20h, será às 20h que o SBT mostrará "Éramos Seis".
A mesma lógica vale para a reprise. O SBT vai exibi-la logo depois que a Globo tirar "Fera Ferida" do ar –o que acontece, habitualmente, às 21h45.
A emissora de Silvio Santos continuará acompanhando o ritmo da concorrente mesmo quando "Éramos Seis" passar a ter apenas um horário.
Para que o SBT possa mostrar a novela em dose dupla, o "Programa Livre" trocará temporariamente a faixa das 21h pela das 17h.
O programa "Hebe" –que a emissora costuma transmitir às 21h45 de segunda-feira– sairá do ar. E o "Jornal do SBT" ficará só com uma edição, às 22h30.
A idéia de testar os dois horários partiu do próprio Silvio Santos.
No início da semana passada, quando todos imaginavam que a novela ocuparia apenas a faixa das 21h30, o empresário deslocou uma equipe de produção para o centro de São Paulo.
Os funcionários foram às ruas com a tarefa de parar desconhecidos e indagar quando gostariam de ver "Éramos Seis": se após "A Viagem" ou "Fera Ferida".
Em quatro dias, a equipe fez aproximadamente 500 enquetes. Resultado: 55% dos entrevistados escolheram o horário das 21h45; os outros ficaram com o das 19h45. Para Silvio Santos, houve empate técnico.
"A pesquisa não tem nenhum critério científico", reconhece Guilherme Stoliar, vice-presidente do SBT. Mesmo assim, Silvio achou melhor levá-la em consideração e reservou os dois horários para a novela.
Stoliar diz que a emissora acompanhará a audiência diária de "Éramos Seis" com base nos levantamentos do Ibope e Datafolha. "Esperamos que tais institutos eliminem as dúvidas geradas por nossa pesquisa de rua."
Ainda que pareçam absurdas, as táticas de Silvio Santos têm um objetivo claro: garantir que a novela alcance uma audiência média de pelo menos 12 pontos (477.480 domicílios) na Grande São Paulo.
A emissora calcula que só assim poderá recuperar os US$ 5,5 milhões que investiu na empreitada. As novelas da Globo costumam consumir cifras semelhantes.
Com direção de Nilton Travesso, "Éramos Seis" se baseia no romance homônimo de Maria José Dupret. Irene Ravache e Othon Bastos protagonizam a trama.

Texto Anterior: VÍDEO; ÓPERA; CINEMA
Próximo Texto: Helicóptero 'espia' gravações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.