São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como funciona o aparelho

JAIRO TADEU LONGHI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Criptografia é o conjunto de técnicas que permitem escrever mensagens em código.
A criptografia digital usa a tecnologia digital para criar esses códigos de forma extremamente veloz.
Ela começa na fragmentação da mensagem, seja ela voz (analógica) ou pulsos digitais ("pixels", no fax, e "bits", em dados).
A fragmentação pode ser comparada a uma mangueira de jardim, cujo jato de água é pulverizado milhares de vezes por segundo. O formato da pulverização das gotas é provocado pelo equipamento transmissor em si.
A rotação das linhas, no caso do fax, é causada por um ábaco (atalho matemático) que vai gravado num cartão em forma de chave, inserido no aparelho encriptador (o que transmite).
O mesmo ábaco serve para protocolo ("handshaking") quando um aparelho encriptador entra em contato com outro –a regra da criptografia é que os aparelhos trabalhem sempre em pares.
O protocolo vai reconhecer o aparelho semelhante, decodificando a mensagem. Chamadas que não estejam criptografadas vão para o aparelho normal (fax, telefone ou modem).

Texto Anterior: Sistema `embaralha' mensagem telefônica
Próximo Texto: Vale do Paraíba ganha atlas multimídia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.