São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM afasta 6 oficiais citados na lista do bicho

CARLOS NOBRE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O comandante da Polícia Militar do Rio, coronel Carlos Nazareth Cerqueira, anunciou ontem o afastamento de seis oficiais –dois tenentes-coronéis, um major, dois capitães e um tenente– cujos nomes constam da lista de propinas do bicheiro Castor de Andrade.
A sindicância instalada pela PM descobriu que os oficiais possuem bens incompatíveis com seus salários. Cerqueira, com base nestes indícios, resolveu afastá-los.
O comandante não quis revelar os nomes e as unidades onde os oficiais servem. Acrescentou que os afastados exerciam funções de chefias que poderiam atrapalhar a sindicância, que ainda está em andamento.
O tenente, o major e os capitães eram responsáveis pela escala de serviço, logística e operações em suas unidades.
Um dos afastados, segundo apurou a Folha, é o tenente-coronel Marcos Abreu Contreiras, ex-comandante do 5º batalhão da PM, na Saúde (centro do Rio).
Na relação de 64 PMs investigados, existem 20 oficiais, alguns reformados ou na reserva.
Cerqueira disse que poderia esperar pela denúncia dos militares na Auditoria de Justiça Militar, mas resolveu se antecipar.
Os PMs afastados ficarão à disposição da Diretoria Geral de Pessoal (DGP), conhecida na gíria policial como geladeira ou museu. Neste local, os oficiais executam apenas funções administartivas.
As sindicâncias concluídas foram enviadas para a Auditoria de Justiça Militar. Cabe ao promotor acatar ou não as denúncias das investigações. Amanhã, o comando da corporação, segundo o tenente-coronel Cylênio Espírito Santo, pode afastar mais oficiais.
O ex-prefeito de Teresópolis (a 91 km do Rio) Mário de Oliveira Tricano, considerado o maior bicheiro da Região Serrana do Estado, foi preso ontem à tarde.
Tricano é acusado de contravenção, sonegação fiscal e enriquecimento ilícito.

Texto Anterior: Relator escolhido é considerado "linha dura"
Próximo Texto: Telefones podem ligar bicho do Rio ao de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.