São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar decide viajar a São Paulo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de acompanhar pela tevê a chegada do corpo do piloto Ayrton Senna ao Brasil e o cortejo até a Assembléia Legislativa, o presidente Itamar Franco decidiu viajar a São Paulo, ontem, para prestar solidariedade à família.
O presidente viajou no início da noite e, segundo a assessoria, deveria ficar apenas 40 minutos em São Paulo.
A viagem, prevista inicialmente para as 17h, foi adiada para as 19h. O retorno de Itamar estava previsto para ontem às 23h.
Na segunda-feira, a assessoria de Itamar informou que o presidente não iria ao enterro.
Na terça, ele nomeou o ministro da Educação e do Desporto, Murílio Hingel, como seu representante na cerimônia.
Segundo o assessor de imprensa Fernando Costa, o presidente queria ir para São Paulo desde segunda-feira.
O assessor não fez qualquer referência à decisão de Itamar anunciada no início da semana.
Fernando Costa disse que Itamar começou a assistir televisão às 6h e ficou emocionado depois de acompanhar as cenas do cortejo que levaram o corpo do piloto à Assembléia.
Segundo o assessor, foi por este motivo que o presidente decidiu viajar.
Itamar também decidiu enviar uma coroa de flores ao velório, avaliada em CR$ 1,5 milhão.
O presidente saiu do Palácio da Alvorada, sua residência oficial, às 10h. No Planalto ele recebeu os ministros Mauro Durante, da Secretaria Geral, Henrique Hargreaves, da Casa Civil, e dos Transportes, Bayma Denys.
À tarde, Itamar recebeu o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, com quem se encontraria no Rio se não tivesse cancelado a viagem. Ele adiou para hoje audiência com o governador de Tocantins, Moisés Avelino.
O presidente havia decretado luto oficial de três dias na segunda-feira, um dia após o acidente em Imola.
No mesmo dia, Itamar assinou um decreto admitindo Senna, post-mortem (depois de morto), no Quadro da Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Grã-Cruz.
Segundo o decreto, Senna simbolizou, "no seu campo de atividade, as qualidades de determinação e coragem do povo brasileiro, contribuindo de forma notável para projetar em todo o mundo o nome do Brasil".

Texto Anterior: 7h53 - o cortejo está trocando a rodovia dos Trabalhadores pela marginal do Tietê, sempre com torcedores no acostamento, passa pelo hipermercado Paes Mendonça e uma placa de trânsito saúda todos os que chegam, vindos do sentido norte/nordeste, com um "Benvindo a São Paulo";
Próximo Texto: Brizola dá nome de Senna a Ciep
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.