São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simtek terá somente um piloto em Mônaco

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A equipe Simtek-Ford terá apenas um carro na pista no Grande Prêmio de Mônaco, em 15 de maio.
A Simtek era a equipe do austríaco Roland Ratzenberger, morto no último sábado em acidente no segundo treino oficial para o GP de San Marino.
Um porta-voz da equipe alegou que, "em consideração à memória de Roland", a escuderia só escolherá o substituto de Ratzenberger após o GP de Mônaco.
O australiano David Brabham será, assim, o único piloto da Simtek na prova.
O austríaco será enterrado na sexta-feira em Salzburgo, cidade austríaca onde nasceu em 1962. Seu compatriota Gerhard Berger, piloto da Ferrari, anunciou sua presença no enterro.
Ratzenberger, cujo corpo foi transportado ontem para a Áustria, morreu em razão de ferimentos na cabeça, no peito e no abdômen, seguidos de parada cardíaca, segundo a necropsia, feita anteontem em Bolonha (Itália).
Ele perdeu o aerofólio dianteiro do carro na curva Villeneuve, batendo no muro a 314 km/h, o que causou morte instantânea.
Na segunda-feira passada, especulava-se que o alemão Marco Werner seria o substituto de Ratzenberger na Simtek.
Werner foi vice-campeão alemão de Fórmula 3 em 1992 e chegou a negociar com a escuderia em janeiro deste ano.
Ratzenberger tinha contrato apenas para as cinco primeiras provas da temporada e Werner poderia tomar o lugar do austríaco.
A decisão da Simtek de correr pelo menos uma prova com apenas um piloto já tem precedente na história da Fórmula 1.
Em 1982, quando o canadense Gilles Villeneuve morreu em acidente durante os treinos para o GP da Bélgica, a Ferrari correu três provas com apenas um carro, o do francês Didier Pironi.
Só no GP da Holanda daquele ano estreou o substituto de Villeneuve, o francês Patrick Tambay.
Por outro lado, quando o sueco Ronnie Peterson morreu, na largada do GP da Itália de 1978, a equipe Lotus o substituiu pelo francês Jean-Pierre Jarier já na prova seguinte, o GP dos EUA-Leste, disputado em Watkins Glenn.

Texto Anterior: Torcedora inglesa chora sem parar
Próximo Texto: Médicos podem vir ao Brasil este ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.