São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Choque entre os trens ocorreu a 60 km/h

DA REPORTAGEM LOCAL

Duas pessoas morreram e doze ficaram feridas no choque entre um trem de passageiros da Fepasa e outro de manutenção da CBTU por volta das 12h50 de ontem.
O acidente aconteceu entre as estações Barra Funda e Luz (centro de São Paulo), num trecho reto, de cerca de 150 metros.
O trem da Fepasa (Ferrovias Paulistas S/A) vinha de Panorama (690 km a noroeste de SP).
Ele bateu na traseira do trem da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que estava parado fazendo manutenção na linha dois.
O impacto ocorreu a 60 km/h. Havia cerca de 250 passageiros nos cinco vagões da Fepasa e cinco funcionários no term da CBTU.
A CBTU e a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A), responsável pelas operações no local onde houve o acidente, têm versões diferentes sobre as causas do choque (leia as explicações na pág. 4).
Os mortos são o agente de trem Osvaldo Geraldo Oliveira e o assistente de manutenção José Alves de Souza, funcionários da CBTU.
O Corpo de Bombeiros chegou às 13h17 ao local, quatro minutos após ter recebido a chamada. O tenente Fioramonte, –o primeiro a chegar– disse que encontrou os dois corpos estendidos na linha.
Segundo a Polícia Ferroviária, os maquinistas identificados como Josair Pedro (CBTU) e Mauro Peres Paschoal (Fepasa), teriam retirado os corpos do trem.
Três feridos foram removidos para o Hospital das Clínicas, um deles de helicóptero. Dois tiveram alta às 17h de ontem e o eletricista Antônio Ferreira da Silva, 40, está internado em estado grave.
Os outros, com ferimentos leves, foram levados para a Santa Casa de Misericórdia e liberados.
A linha ficou interditada após o acidente. A liberação estava prevista para a madrugada de hoje. Os trens que vinham em direção à Luz paravam na Barra Funda e os passageiros seguiam de ônibus.

Texto Anterior: Leitor quer sacar contas inativa
Próximo Texto: Trem freia ao longo de 400 m
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.