São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994 |
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Varig anuncia hoje demissão de 2,4 mil
SERGIO TORRES
Segundo a Varig, o corte vai representar uma economia mensal de US$ 6 milhões (CR$ 8,22 bilhões) na folha de pagamentos. A demissão coletiva faz parte do projeto de recuperação financeira da Varig, implantado no ano passado. Maior companhia aérea da América do Sul, a Varig acumula prejuízos desde 1990. No ano passado, o prejuízo foi de US$ 97 milhões (CR$ 132,89 bilhões). No ano anterior, as perdas haviam sido quase quatro vezes maiores: US$ 380 milhões (CR$ 520 bilhões). Organograma Além das demissões, o presidente da Varig vai anunciar modificações no organograma da companhia, com a extinção de quatro diretorias. Esta semana, para o quadro de empregados, a Varig comunicou a extinção das diretorias regionais do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Outra decisão da companhia foi extinguir a diretoria executiva da presidência e a diretoria de contratos. A diretoria de desenvolvimento organizacional está sendo transformada em consultoria. A superintendência de obras e serviços, em uma gerência de contratação de serviços externos. Rubel Thomas vai dizer hoje que as demissões atingirão todos os escalões de funcionários. Até mesmo diretores deverão ser dispensados. Leasing O chamado "plano reorganizacional" da Varig começou a ser posto em prática no ano passado, com modificações preliminares no organograma da companhia. A suspensão dos pagamentos foi anunciada em 14 de março passado pelo presidente da Varig. A companhia trabalha com 80 aviões, 50 dos quais em forma de leasing. Thomaz disse na ocasião que a suspensão teria a duração de dois meses. A mesma atitude já havia sido tomada, sem alarde, pela Vasp. A idéia do plano era aumentar o dinheiro disponível em caixa. Thomas disse, na época, que a empresa gastava US$ 500 milhões por ano com o arrendamento dos 50 aviões. A intenção era fazer uma renegociação dos contratos. Prevalecia o argumento de que a oferta de "leasing" de aviões era grande e a preços inferiores aos até então pagos pela companhia. Em outubro do ano passado, a Varig decidiu emitir ações para ampliar o capital. Objetivo: captar o equivalente a US$ 12 milhões na época. Também ficou acertada a redução da frota, com a venda de cinco aviões DC-10 a US$ 25 milhões cada. Um outro DC-10 foi transformado em cargueiro. A partir de 1º de março deste ano, a Varig refez seu plano de rotas e aviões, visando aproveitar melhor a frota e reduzir os custos da operação. Na época, Thomas disse que a empresa esperava economizar US$ 30 milhões este ano só com a reestruturação dos vôos. A Varig opera em cerca de 40 cidades no exterior e 45 no Brasil. Colaborou a Reportagem Local Texto Anterior: Rhodia e Celbrás vão entregar documento à SDE Próximo Texto: Feira no Anhembi traz novidades para bebês Índice |
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