São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na praia Brava, só tira a roupa quem quer

<FT:"MS SANS SERIF",SN>ANDRÉ PIVA DE CARVALHO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A praia Brava, em Cabo Frio (RJ), a primeira de naturismo oficial da região Sudeste do país, rivaliza com a praia Olho de Boi, situada em Búzios (RJ), na disputa pela preferência dos praticantes de nudismo da região e de turistas do Brasil e exterior.
As diferenças entre as duas proporcionam aos visitantes a oportunidade de uma gostosa comparação. Preferir uma a outra é apenas uma questão de gosto pessoal. As duas são belas.
Em comum, além da condição de áreas oficiais para a prática do naturismo, as duas compartilham uma localização privilegiada, protegidas por elevações.
As águas são límpidas e transparentes, sem vestígios de poluição.
As praias são, porém, bem diferentes. Enquanto Olho de Boi é uma diminuta enseada que forma uma piscina natural cercada por rochas marinhas, a praia Brava é de mar aberto, com larga e extensa faixa de areia. Possui ondas altas bastante disputadas por surfistas.
Esse amplo espaço da praia Brava permite saudáveis caminhadas pelas suas areias.
A Associação dos Naturistas de Praia Brava impõe algumas regras para a permanência na área reservada ao nudismo, como a obrigatoriedade de tirar a roupa e a proibição de homens desacompanhados junto às famílias e casais.
Como a praia é muito frequentada –devido à pouca distância de alguns núcleos urbanos de Cabo Frio– a associação, aproveitando-se da extensa faixa de areia, nos fins-de-semana divide o espaço em duas partes iguais com a colocação de uma corda.
A primeira área, da entrada da praia para quem chega do estacionamento, é livre –não impõe restrições, sendo a nudez opcional.
Já a outra parte é reservada aos casais e famílias, sendo às mulheres também permitido praticar apenas o "topless".
"Gostaríamos que toda a praia fosse exclusiva para o nudismo, mas devemos ser democráticos, por isso pedimos de uma maneira educada que pessoas vestidas e homens desacompanhados não permaneçam no setor reservado ao nudismo", afirma Vantuil Costa Silva, presidente da associação.
Silva também esclarece que a divisão da praia é uma ótima atração para aqueles que lá vão pela primeira vez.
"Quem quer experimentar a sensação de ficar nu numa praia, mas não tem coragem, basta ficar inicialmente do lado de lá. Depois, acostumado com a idéia, fica mais fácil", diz Silva.
(André Piva de Carvalho)

Texto Anterior: Conheça o acesso à praia Brava
Próximo Texto: Quanto custa alugar um carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.