São Paulo, sexta-feira, 6 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade mostra como vivem as abelhas

PAULO FERRAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma abelha gigante que pode ser percorrida por dentro pelos visitantes é a grande atração da Cidade das Abelhas, situada no Embu (28 km a oeste de São Paulo).
Montada numa área de seis alqueires da mata Atlântica, a cidade visa dar uma aula de ecologia e permitir que se conheça praticamente tudo sobre as abelhas.
O local abre diariamente, das 8h às 18h. Para as visitas de escolas, é preciso marcar com antecedência, pelos telefones 842-4817 e 493-6460. A cidade fica na estrada da Ressaca, km 7 (veja mapa ao lado). Para os grupos, a visita é acompanhada por um instrutor e custa 2 URVs por pessoa. Visitas individuais não pagam ingresso.
O passeio começa por dois salões rústicos, onde funcionam o Salão de Exposições e o recém-inaugurado Museu das Abelhas.
Ali é possível conhecer o desenvolvimento das abelhas, o trabalho da abelha-operária e como o mel é produzido. O Museu do Mel mostra como e quando surgiram a abelha, através de ilustrações, livros antigos e citações bíblicas.
A seguir, vem a maior atração da cidade: a abelha gigante. Feita de acrílico e metal, ela pode ser visitada internamente por crianças e adultos. Nas paredes internas, pode-se conhecer o funcionamento do organismo da abelha-rainha e das abelhas-operárias e zangões.
O passeio continua com a visita à Casa do Apicultor, ao Observatório Apícola e à Casa dos Produtos Apícolas. No observatório, a grande atração é uma colméia onde se vê o trabalho das abelhas.
A seguir, vem o viveiro de plantas melíferas (que fornecem matéria-prima para a produção do mel) e o parque ecológico São Francisco. Depois, o passeio leva ao apiário modelo, construído para abrigar as abelhas híbridas brasileiras.
O passeio termina na Casa do Mel, onde são encontrados todos os produtos derivados do mel.

Hoje, excepcionalmente, deixamos de publicar a coluna de BARBARA GANCIA.

Texto Anterior: Secretário diz que estudará rua 24 horas; Mutirão de serviços na marginal é transferido; Albert Einstein faz simpósio sobre DNA; USP promove GP de carrinhos de rolimã; Jardim Botânico faz Campanha do Agasalho; QUINA
Próximo Texto: Paraná 1; Paraná 2; Santa Catarina; Rio Grande do Sul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.