São Paulo, sexta-feira, 6 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transbrasil volta ao regional

NEIVALDO JOSÉ GERALDO
DA REDAÇÃO

A Transbrasil está voltando ao mercado da aviação regional através da Interbrasil Star (Sistema de Transporte Aéreo Regional), empresa da qual é principal acionista.
Ontem, o presidente da Star, comandante Marco Lacerda de Atahyde, assinou um contrato de US$ 22 milhões com o presidente da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), Osiris Silva.
Serão compradas três aeronaves EMB-120, o Brasília, na versão que permite sua utilização para transporte de pasageiros ou de carga. Há opção de compra para mais dois aviões.
Segundo o assessor de Divulgação e Imprensa da Transbrasil, Jorge Onório, está em fase final no DAC (Departamento de Aviação Civil) a liberação da documentação para que a Star comece a voar a partir de julho.
Em julho, a Embraer deve entregar o primeiro avião. Os outros dois chegam em agosto e dezembro.
A Star vai operar para o interior de São Paulo, norte do Paraná e Santa Catarina. O objetivo é disputar passageiros com a Tam e Rio Sul (controlada pela Varig).
Em uma segunda fase, a Star vai tentar obter o filé do mercado. Pedirá ao DAC autorização para voar de Congonhas (São Paulo) para Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Estas rotas serão operadas por dois Boeings 737/300, transferidos pela Transbrasil, que deixou de operar no mercado regional na década de 70, quando vendeu a Nordeste.
PrejuízoComo Varig, a Transbrasil vem amargando prejuízos operacionais nos últimos anos. Em 92, o prejuízo chegou a US$ 45 milhões.
Onório afirmou, porém, que a empresa não pensa em promover demissões."Vamos diminuir despesas, cortando gorduras internas", disse.

Texto Anterior: Varig demite 2,6 mil e cancela três linhas
Próximo Texto: Revenda da Autolatina ressarce clientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.