São Paulo, sexta-feira, 6 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIS mostra design brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

O MIS (Museu da Imagem e do Som) mostra até o dia 22 a "2ª Bienal de Design Gráfico", organizada pela Associação dos Designers Gráficos.
São cerca de 400 trabalhos realizados entre maio de 1992 e abril de 1994, entre logomarcas, logotipos, rótulos, embalagens, cartazes e displays (cartazes pequenos para balcões ou vitrinas).
O designer gráfico é responsável pela programação visual da apresentação de produtos ou serviços. No MIS são mostrados desde cardápios de restaurante até cartões de visita de médicos.
Logomarcas e logotipos são maioria na exposição. Logomarca é a representação visual de uma marca de produto; logotipo, um grupo de letras desenhado para representar empresa ou instituição.
A "2ª Bienal de Design Gráfico" mostra, por exemplo, designs criados pelo artista plástico Guto Lacaz. Entre eles, estão a logomarca do banco Pontual e o cardápio do restaurante Truta Rosa.
Outros designers de renome com trabalhos no MIS são Kiko Farkas, Homem de Mello, Moema Cavalcanti, Ricardo Ribenboim e Rafic Farah.
A exposição também chama atenção para nomes menos conhecidos pelo público em geral.
Um desses nomes é Simone Basile, que fez programação visual completa –de pratos a cardápio, passando pelos aventais dos garçons– dos restaurantes Interlagos Grill e Bambara.
Outro que se destaca é Marcelo Aflalo, da Univers Design. Foi ele que projetou os catálogos da Galeria de Arte do Sesi, em São Paulo, que organiza exposições da coleção Gilberto Chateaubriand.
A exposição traz também cartazes feitos para a campanha de combate à Aids. O de Fábio Whitaker e Regina Kwall mostra vários tipos de camisinha sob a frase "O prazer é todo seu".
Há uma sala dedicada à Folha, em que se exibem diversas capas de cadernos especiais e do "Folhateen", que sai às segundas-feiras.
O logotipo do "Folhateen" é criado por um designer especialmente convidado a cada semana.

Título: 2ª Bienal de Design Gráfico
Onde: 1º andar do Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, tel. 011/280-0896, Jardins, zona sul de São Paulo)
Quando: até 22 de maio
Visitação: de terça-feira a domingo, das 14h às 22h
Entrada: franca

Texto Anterior: Lula oferece até milhagem em caravana!
Próximo Texto: Vista supera cozinha do Terraço Itália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.