São Paulo, sexta-feira, 6 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA proíbem 19 tipos de armas automáticas

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

EUA proíbem 19 tiposde armas automáticas
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou ontem por 216 votos a 214 projeto de lei que proíbe a fabricação, importação e comercialização de 19 tipos de armas automáticas.
O resultado foi surpreendente. Foi uma vitória para o presidente Bill Clinton e uma derrota para o poderoso lobby dos produtores de armas.
Clinton comemorou o resultado no final da tarde, em cerimônia nos jardins da Casa Branca. Ele pretende assinar a lei, aprovada antes pelo Senado por 56 a 43, assim que alguns detalhes dos textos das duas Casas forem conciliados.
Até o início da tarde de ontem, todas as previsões eram de que o projeto seria recusado com pelo menos dez votos de diferença.
Entre as armas proibidas estão: Beretta AR-70 e SC-70, Colt AR-15, Intratec TEC-DC9, TEC 9 e TEC-22, Rifle Universal Steyr Army, Fabrique Nationale FN/AL, FN/LAR e FNC e as armas de ação Uzi e Galil. Segundo a polícia, essas armas são responsáveis por 15% dos homicídios do país.
(CELS)

Texto Anterior: População apóia o açoite por vandalismo
Próximo Texto: Eurotúnel liga Reino Unido ao continente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.