São Paulo, sexta-feira, 6 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França aprova projeto para impor o francês

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

Foi aprovado ontem na Assembléia Nacional francesa o projeto de lei de autoria do ministro da Cultura, Jacques Toubon, que prevê controle sobre o uso de palavras não-francesas no país.
Por exemplo, fica proibido o uso de qualquer palavra em inglês em propagandas ou na televisão sempre que houver uma palavra correspondente em francês.
Os parlamentares de esquerda, minoritários, se abstiveram de votar. Como a direita tem maioria, a aprovação acabou ocorrendo.
Mas os próprios parlamentares da maioria concordam que a lei é problemática. A rede de televisão TF1 fez uma pesquisa com membros da Assembléia, perguntando como ficariam palavras como "walkman" ou "marketing". A maior parte não encontrou resposta e preferiu rir do assunto.
Há vários problemas. Um deles é a obrigação do uso oficial do francês em qualquer conferência sediada no país. O inglês é dominante no campo científico. A tradução simultânea elevaria o custo das conferências.

Texto Anterior: Premiê da Espanha diz que não vai renunciar
Próximo Texto: Processo contra Clinton não é aberto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.