São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994 |
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Projeto da prefeitura de SP quer ampliar área do parque Ibirapuera
PATRICIA DECIA
O projeto, desenvolvido pela Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) e pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, prevê a mudança do traçado da avenida Pedro Álvares Cabral. O trecho da pista sentido Aeroporto em frente ao obelisco seria desativado e uma faixa adicional seria construída no sentido oposto (veja quadro acima). Passagem O projeto também inclui a construção de uma passagem sob a avenida ligando o parque às pistas de modelismo. No local, haveria uma praça. As alterações tem de ser aprovadas pelo Condephaat (órgão que cuida da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do Estado), pois o parque é tombado. Ontem, a secretaria apresentou o projeto para o Condephaat e para o Compresp (órgão municipal equivalente ao Condephaat). No encontro, os órgão propuseram o início de um estudo de tombamento da região que circunda o parque. Após a aprovação do Condephaat, a prefeitura abriria a licitação pública para a realização da obra. O órgão ainda não divulgou as estimativas de custo ou prazo de conclusão. O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Wener Zulauf, disse que, se o processo de aprovação no Condephaat for rápido, a obra começa já no segundo semestre. Aproveitamento Zulauf afirmou que o objetivo da incorporação é um melhor aproveitamento da área. Segundo ele, a região que seria incorporada é pouco visitada por causa da barreira arquitetônica constituída pela avenida. "O obelisco originalmente faz parte do conjunto do parque Ibirapuera. Não tem sentido ficar separado", afirmou. O Ibirapuera tem 1,2 milhão de m2. A área a ser incorporada corresponde a um acréscimo de 10%. Se o projeto for aprovado, essa região também passa a ser tombada. Texto Anterior: Shoppings prevêem aumento de 50% no movimento no fim-de-semana Próximo Texto: Polícia prende em Ribeirão acusados de roubar cargas Índice |
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