São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para gol ser válido, a bola tem que entrar por completo

FÁBIO SORMANI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Regra 9 do futebol é a que mais confusão provoca entre os torcedores. É supercomum a gente ouvir em discussões coisas do tipo "foi gol, porque a bola entrou mais da metade".
Está errado. Para ser gol a bola tem de entrar por completo. Se um tiquinho de nada estiver sobre a risca e o árbitro ou o auxiliar perceber, eles não podem anotar gol ou saída de bola pela lateral.
Não é isso, no entanto, o que a gente observa nas partidas de futebol. Árbitros e bandeirinhas são useiros em marcar saída de bola pela lateral, principalmente quando apenas parte dela saiu.
O texto da regra é claríssimo. Diz ele: "A bola estará fora de jogo quando ultrapassar completamente, quer pelo alto quer pelo solo, a linha lateral ou a de fundo".
Outro dado importante da regra diz que a bola estará em jogo quando: "a) se ela voltar de rebote de uma das balizas de meta (trave) ou de um dos mastros das bandeiras de canto (bandeirinha de escanteio) para dentro de campo; b) se ela voltar ao jogo depois de bater no árbitro ou fiscais de linha (bandeirinhas), quando estes estiverem dentro de campo".
A Regra 10, que fala da contagem dos gols, seria simples se houvesse disciplina no futebol. Ou seja: se apenas os jogadores e o trio de arbitragem estivessem dentro de campo de jogo.
Acontece que há muitos casos na história do futebol de massagistas e gandulas que invadiram o campo para impedir um gol (veja exemplo no quadro ao lado). Isso motivou a International Board (entidade que rege as leis do futebol) a decidir que o árbitro terá de dar bola-ao-chão no local onde o "agente estranho" evitou o gol.
Não importa se a bola estava com o endereço certo do gol. Uma pena, mas a regra diz isso.

Texto Anterior: Corinthians terá que fazer outra alteração na zaga para o clássico
Próximo Texto: REGRA 9
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.