São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

Rebeldes avançam em Ruanda

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os combates entre rebeldes e forças governamentais continuaram ontem em Ruanda (África Central) apesar do anúncio de novo cessar-fogo.
Membros da Frente Patriótica de Ruanda foram vistos passeando calmamente perto do centro da capital Kigali. "A FPR realmene ganhou terreno. Nós nunca os vimos tão perto do centro", disse um funcionário das Nações Unidas.
A ofensiva da guerrilha sobre Kigali começou na quarta-feira. Ontem, os combates já tinham menos intensidade. Os rebeldes lutavam também pelo controle de Ruhengeri, a noroeste da capital.
A luta entre os guerrilheiros –da etnia minoritária tutsi– e o governo –dominado pelos hutus– começou em 6 de abril. O assassinato do presidente Juvenal Habyarimana reacendeu a guerra civil. Segundo a ONU, 200 mil pessoas morreram desde então.
O governo do Zaire disse que a FPR assinou um cessar-fogo que entra em vigor amanhã. Anteontem, a Tanzânia divulgou que o governo de Ruanda assinou um cessar-fogo válido a partir de hoje.
Segundo o governo da Tanzânia, embora os rebeldes não tenham assinado esse primeiro tratado, já haviam se comprometido a interromper as hostilidades.

Texto Anterior: Nelson Mandela indica lista de ministros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.