São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
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Prost perdeu no penúltimo GP

JOSÉ CARLOS CHAVES
DA REPORTAGEM LOCAL

1984: 9º lugar. 1985: 4º lugar. 1986: 4º lugar. 1987: 3º lugar. Em 1988, Senna era mais do que favorito para ser campeão.
Correndo com chassi McLaren e motor Honda, só um detalhe poderia atrapalhar a conquista do primeiro título: seu companheiro, o então bicampeão Alain Prost.
Diferente da rivalidade que mutuamente iriam cultivar no futuro, o relacionamento em 1988 foi cordial e amigável.
Prost começou ofuscando o jovem promissor. Das quatro primeiras corridas, venceu três e obteve um segundo lugar.
Parecia que a estrela do menino-prodígio se apagara. O brasileiro havia conseguido uma vitória, um segundo lugar e tivera que abandonar duas vezes.
Mas Senna reage. Nos próximos sete GPs, impõe seis vitórias e uma segunda colocação.
A superioridade de Senna é tanta que, após o GP da Bélgica (11ª prova de um total de 16), Prost admite que o campeonato já está nas mãos do brasileiro, mesmo estando só três pontos atrás na classificação.
O mundo da F-1, contudo, é cheio de surpresas. Na Itália, com Prost fora da prova, Senna bate na Williams do francês Jean-Louis Schlesser, que substituía Mansell.
Os inimigos disseram que Senna se afobou. Outros culparam o inexperiente Schlesser. De qualquer modo, Senna deixava escapar uma vitória fácil.
Fora de ritmo, não consegue bons resultados nos GPs seguintes. É sexto em Portugal e quarto na Espanha. Prost aproveita e salta à frente.
O campeonato chega a Suzuka, no Japão, penúltima corrida da temporada. Psicologicamente a vantagem é de Prost, com cinco pontos sobre Senna. Pela matemática, o brasileiro levava vantagem.
Só contavam os 11 melhores resultados. O francês computava 6 vitórias e 6 segundos lugares. Senna tinha 7 vitórias, 2 segundos lugares, 1 quarto e 1 sexto lugar. Podia descartar estes dois resultados.
Assim, uma vitória de Senna arrematava o título para o brasileiro, independente do resultado do francês no GP da Austrália.
Naquele 30 de outubro de 1989, a pista estava úmida. Senna largava na pole.
É dado o sinal verde. O motor da McLaren de Senna engasga, tempo suficiente para perder 14 posições.
Senna começa, então, a trabalhar na recuperação. Completa a primeira volta em oitavo. Na segunda, adquire o sexto lugar.
Na 16ª volta, uma chuva fina surge sobre o autódromo japonês. Todos começam a diminuir o ritmo, inclusive Prost. Senna quase não reduz. Mantém um ritmo alucinante, calculadamente forte.
Na 27ª volta, Senna e Prost emparelham numa reta. O público japonês levanta. Prost tenta fechar a passagem. Não consegue. Senna ultrapassa, vence a prova e conquista seu primeiro título na F-1.

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